Jeremoabo recebe a maior chuva dos últimos anos - fotos

Jeremoabo recebe a maior chuva dos últimos anos - fotos


No dia 21 choveu quase a noite inteira e o pluviômetro marcou 82,4 mm
Jeremoabo recebe a maior chuva dos últimos anos - fotos

O Ano Extraordinário da Misericórdia celebrado pela Igreja Católica foi designado pelo Papa Francisco para tentar trazer novo alento a um mundo cheio de conflitos, desamor, guerras, corrupção, crises e muitas dificuldades. Tudo ainda alinhado com os missionários Oblatos de Maria Imaculada que realizam Missão em nossa Paróquia em preparação a Ordenação do Padre Messias Valadão. Neste contexto, Jeremoabo recebe uma dádiva dos céus com toda chuva que caiu nos últimos dias trazendo alento, esperança e motivação para o sertanejo resistente.
Choveu muito nestes últimos dois dias com os índices na cidade chegando a 78 mm no dia 20 e 82,4 mm no dia 21 elevando o acumulado do mês de Janeiro para mais de 200 mm, índices coletados pela Secretaria da Agricultura do Município. A chuva mais forte dos últimos anos havia sido registrado em 23.06.2015 quando choveu 70 mm.  
Uma maravilha! Açudes cheios, cisternas cheias e o Rio Vaza Barris, imponente e belo, começando a reerguer-se com um volume de água só visto por volta de 1998 no testemunho de pessoas mais idosas. O Açude de Cocorobó a 4 metros de atingir seu ponto máximo, registrado hoje pela manhã, indica que as águas que ainda chegam pode tornar o rio perene por algum tempo. A Barragem da AABB explodiu de tanta água trazendo peixes pela correnteza da “várzea” para festa de alguns pescadores. A chuva foi geral na sede e na zona rural e municípios vizinhos.
Ruas alagadas, canal cheio, casas a centímetros de serem invadidas e uma curiosidade mista de alegria pelas ruas. Dona Alzira, moradora ali das “olarias” do São José viu sua casa quase ser invadida mas não atendeu aos apelos de todos que viam ali um anúncio de uma catástrofe. Ela resistiu e hoje amanheceu ilhada mas feliz pela chuva e por não ter abandonado seu torrão.

E a metereologia ainda aponta mais chuvas, pelo menos até a próxima semana. Todos agora correm, no instante de trégua, para limpara e tentar enxugar o máximo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.