Disputa territorial entre as cidades de Adustina e Fátima

Quem mora nas regiões de divisa do município de Adustina com  Fátima, sabe que não é de hoje que esse dois municípios disputam uma boa parte de seus territórios na fronteira.

No Ano de 2007, o prefeito de Adustina, José Aldo Rabelo, e o prefeito de Fátima, José Messias, foram a SEI, e firmaram acordo para delimitar as áreas do dois municípios.

Ainda no mesmo ano, a Prefeitura de Adustina providenciou a demarcação de algumas áreas que eram questionadas por Fátima, entre as áreas demarcadas, estava o Povoado Farias, a Aldeia, Marmelada e a Fazenda Santa Eugênia.

O mapa abaixo mostra o território adustinense, conforme a lei de criação do município, e aceito pelo IBGE por dois Censo consecutivos, onde se concentram aproximadamente 110 fámilias.


Apesar de Adustina prestar todos os serviços, que conforme a lei 12.057/2011, são fundamentais para definir de quem administrativamente é o território, Fátima ainda tenta questionar o inquestionável.

Na última segunda-feira, dia 06, o prefeito de Adustina, José Aldo Rabelo, recebeu os coordenadores da SEI, José Williams e Émerson Borges, acompanhados do prefeito Nego e mais oito vereadores da cidade de Fátima, que apresentaram possíveis pontos de marcação territorial.


O coordenador da SEI afirmou que nas regiões visitadas pode observar presença administrativa dos dois municípios e que apresentará, em 60, dias um mapa com a proposta de divisão.


 

Não concordando com alguns pontos que foram apresentados, o prefeito José Aldo disse que vai se reunir com todos os vereadores de Adustina, buscando meios para garantir ao município o que já é seu por direito.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.