Especial: Parabéns Adustina pelos seus 24 anos de muita história e Emancipação Política
No dia 5 de abril de 1989, com a emancipação política, nascia a promissora cidade do interior baiano com o nome de Adustina, que mais tarde se tornaria conhecida nacionalmente como uma das grandes exportadoras de feijão e milho de todo o Nordeste. Para homenagear o aniversário, nós do site Adustina.Net preparamos para você leitor, uma humilde homenagem para comemorar mais um ano de vida da nossa querida cidade.
Veja agora um pouco dessa história, viaje no tempo junto conosco através de fotografias e de fatos históricos relevantes que de uma forma ou de outra marcaram época na vida de muitas famílias. Vamos reviver um pouco do desenvolvimento social e cultural de Adustina, histórias que ficarão para sempre em nossa lembrança.
Vamos fazer esta viagem ao passado juntos…
Religião
Momento histórico: Implantação da pedra fundamental para a construção da Igreja Católica de Adustina no ano de 1977
Nova Igreja Católica de Adustina, cuja a construção foi iniciada em 1977
Fato curioso: Antigamente as missas eram realizadas sem o teto da Igreja. Mas mesmo assim, as dependências eram lotadas por fiéis.
Principais ruas da época
Atual praça Maria José Ribeiro de Jesus, antiga Praça Ruy Barbosa
Agricultura
O município de Adustina em outras épocas foi considerado um dos principais pólos produtores de feijão e milho do estado. No decorrer do tempo, os agricultores passaram a apostar ainda mais na plantação de milho.
Adustina pela primeira vez em rede nacional
Reportagem sendo gravada para exibição no programa Globo Rural, sobre a agricultura de Adustina. O escritor e agricultor Roberto Santos concede entrevista a emissora.
Educação
Quando falamos em Educação não poderíamos jamais esquecer da Professora Deijanira, ilustre educadora que marcou na vida de centenas de adustinenses em suas respectivas fases escolares.
Chegada da água
População de Adustina comemora a chegada da água encanada no ano de 1993
Açude Público de Adustina
Açude de Adustina: Na época das cheias e atualmente sofrendo com a seca
O açude foi construído em 1964, com a finalidade de suprir as necessidades da população da região provocada pelas secas constantes. Sua obra durou cerca de 10 anos, tendo muitos trabalhadores da nossa cidade muito empenhados em sua construção, bem como também pessoas de diversas regiões envolvidas neste processo, um deles foi o senhor Gilvan Pinho que trabalhou desde o seu inicio até o fim, quando da conclusão da obra.
Gilvan Pinho ao lado de sua esposa D. Rosa e o jovem Willamy
A construção desse açude proporcionou diversos benefícios para a população, principalmente aos que moravam próximos a ele, como a vinda de peixes para a pesca, ocasião em que, na sua margem foram criados lotes controlados pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), sendo também de fundamental importância para o desenvolvimento da agricultura e distribuídos à pessoas da região. Atualmente o açude sofre com a forte estiagem.
Festas Populares
Trajados de camisas listradas, o bloco desfilava nas ruas da cidade, distribuindo alegria e contagiando toda a população (Final da década de 80).
Adustina Fest: Público recorde no grande Show do cantor Amado Batista - 2006
Falando em Festa, o maior evento na cidade sem dúvida nenhuma é a festa de janeiro tradicionalmente realizada nos dias 14, 15 e 16 em homenagem ao seu padroeiro, Senhor do Bonfim. Pela manhã acontece à tradicional alvorada, com queima de fogos e banda de pífanos percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade.
Outro evento de tradição no município é a festa dos tratoristas, festa essa criada pelo Sr. Osman Ferreira de Santana, em homenagem aos grandes 'heróis da terra'. Esta festa acontece nos dias 30 e 31 de maio. Pela noite a festa é animada com artistas e bandas de renome nacional e regional.
O Arraiá do Itamar é realizado na Escola Municipal Presidente Itamar Franco, localizado na Avenida José Joaquim de Santana. A programação do evento conta com shows de bandas, apresentações de quadrilhas, casamento de tabaréu, gincanas, entre outras atividades. O arraiá do Itamar é realizado geralmente no mês junino.
A festa do Açude público do Bom Jesus dos Navegantes, criado pelo antigo chefe do açude, o saudoso Sr. Gilvan Pinho. Nesta festa, há uma procissão de barcos carregando o seu padroeiro Bom Jesus, além de missa campal na capela. A festa do açude acontecia entre os dias 20, 21 e 22 de outubro, mas atualmente a festa está suspensa. No início deste ano, aconteceu a Procissão em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes.
Poder Executivo
Adustina durante esses 24 anos de emancipação teve a frente da administração da cidade somente três gestores, Manoel Vieira de Santana (Bebé): 1990/1992; 1997/2000; 2001/2004 e 2009/2012. Antônio Gomes de Santana (Tonho de Salú): 1993/1996. José Aldo Rabelo de Jesus (Zé Aldo): 2005/2008 e 2013/2016.
Antônio Gomes de Santana, ACM e Manoel Vieira de Santana.
Poder Legislativo
Primeiros Legisladores de Adustina
A primeira Câmara Municipal de Adustina era composta pelos seguintes vereadores: "Bié, Menêz, Zé do Bode, Givaldo, Valdir de Henrique, Tonho de Poço Verde, Detinho e Mazinho".
A Câmara de Vereadores de Adustina atualmente possui 09 Parlamentares. Os vereadores da gestão atual são: Presidente da Câmara: Vereador Francisco Gilberto Silva Oliveira (PP), Leonia Guilherme Carvalho de Santana (PMDB), Antônio Vieira Dias (PSD), Josefa Claudicelma do Nascimento (PDT), Paulo Sérgio Oliveira dos Santos (PSDB), Gidelson Batista Duarte (PSD), Orlancio dos Santos Santana (PV), Gilton Rabelo Andrade (PT) e Gisélia Vieira de Andrade (PDT).
Eleições Municipais
Quem votou na primeira eleição em Adustina, deve recordar de uma das primeiras cédulas de votação utilizadas na época.
Comércio Tradicional:
E quem não tem saudade do comércio mais tradicional de Adustina na época. A farmácia e loja de tecido do Sr. Zé de Catonho.
Prefeitura
Primeira prefeitura de Adustina
Ônibus da Empresa Bom Jesus, primeira empresa de transporte coletivo da região - década de 1950. Segundo relatos, era o único ônibus que fazia a linha de Adustina a Salvador.
PARABÉNS A TODOS OS ADUSTINENSES!!!
ADUSTINA.NET
COMPROMISSO E CREDIBILIDADE EM INFORMAR
(Por: Elton Pinho / Adustina.Net)
Em nome do Adustina.Net queremos agradecer ao professor e diretor do Colégio Estadual Castro Alves, Roberto Luiz por ter gentilmente cedido as imagens com exclusividade ao nosso Portal.
Nenhum comentário: