Adustina-Ba:Missa de finados celebrada no cemitério Senhor do Bonfim.
Adustina-Ba:Missa em ação de graças ao dia de finados.
CELEBRAÇÃO DO DIA DE FINADOS
“Felizes os pobres em espírito, porque
deles é o reino dos céus”
deles é o reino dos céus”
Leituras: (Missa III)
Sabedoria 3, 1-9; Salmo 42 (42), 2.3.5bcd; 42 (43), 3.4.5;
Apocalipse 21, 1-5.6b-7; Mateus 5, 1-12.
Sabedoria 3, 1-9; Salmo 42 (42), 2.3.5bcd; 42 (43), 3.4.5;
Apocalipse 21, 1-5.6b-7; Mateus 5, 1-12.
COR LITÚRGICA: ROXA
Animador: Celebrar a morte cristã é
celebrar a esperança na vida eterna, que se encontra em Deus.
Todos sabemos que a morte não é o fim de tudo; é apenas o
início de um novo modo de existir, fundamentado no amor e na paz
que se encontra eternamente em Deus.
celebrar a esperança na vida eterna, que se encontra em Deus.
Todos sabemos que a morte não é o fim de tudo; é apenas o
início de um novo modo de existir, fundamentado no amor e na paz
que se encontra eternamente em Deus.
1. Situando-nos
brevemente
brevemente
Neste dia recordamos, de modo especial,
os nossos mortos. Fazemos essa memória no Mistério da Páscoa
de Jesus, que venceu definitivamente a morte. Todos os que, pelo
Batismo, são incorporados a Cristo, com Ele ressuscitarão dente
os mortos à semelhança de sua ressurreição.
os nossos mortos. Fazemos essa memória no Mistério da Páscoa
de Jesus, que venceu definitivamente a morte. Todos os que, pelo
Batismo, são incorporados a Cristo, com Ele ressuscitarão dente
os mortos à semelhança de sua ressurreição.
O Missal Romano e o Lecionário Dominical
apresentam três propostas diferentes para a liturgia de hoje. De
acordo com as necessidades pastorais, a comunidade faz a sua
escolha. Optamos aqui pelos textos da Terceira Missa.
apresentam três propostas diferentes para a liturgia de hoje. De
acordo com as necessidades pastorais, a comunidade faz a sua
escolha. Optamos aqui pelos textos da Terceira Missa.
2. Recordando a
Palavra
Palavra
A palavra da Sabedoria gira em torno dos
conflitos justos versus injustos, chamados de insensatos.
O conflito ocorria pela hostilidade e perseguição advindas de
pessoas da cultura grega contra a fé e a cultura do povo judeu,
que habitava em Alexandria do Egito, por volta dos anos 50 a.C.
Para não serem marginalizados e perseguidos, muitos deixavam os
costumes e até a fé, perdendo a própria identidade de povo
escolhido.
conflitos justos versus injustos, chamados de insensatos.
O conflito ocorria pela hostilidade e perseguição advindas de
pessoas da cultura grega contra a fé e a cultura do povo judeu,
que habitava em Alexandria do Egito, por volta dos anos 50 a.C.
Para não serem marginalizados e perseguidos, muitos deixavam os
costumes e até a fé, perdendo a própria identidade de povo
escolhido.
Além disso, a crença na “teologia da
retribuição” estava em crise. A realidade mostrava o
contrario. Os corruptos e injustos viviam sossegados por longos
anos. Os justos eram atribulados, perseguidos, mortos na
juventude.
retribuição” estava em crise. A realidade mostrava o
contrario. Os corruptos e injustos viviam sossegados por longos
anos. Os justos eram atribulados, perseguidos, mortos na
juventude.
Para superar essa crise, a sabedoria
afirma com toda a convicção: “as almas (as vidas) dos justos
estão nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá (…).
Os justos estão em paz (…). Os justos, no dia do julgamento,
brilharão como fagulhas no meio da ‘palha’ e governarão as
nações, submetendo os povos, participando com o Senhor do
senhorio da história”. Deus e os justos são aliados
inseparáveis e, mesmo que venha a morte por causa da luta pela
justiça, os justos continuarão vivendo.
afirma com toda a convicção: “as almas (as vidas) dos justos
estão nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá (…).
Os justos estão em paz (…). Os justos, no dia do julgamento,
brilharão como fagulhas no meio da ‘palha’ e governarão as
nações, submetendo os povos, participando com o Senhor do
senhorio da história”. Deus e os justos são aliados
inseparáveis e, mesmo que venha a morte por causa da luta pela
justiça, os justos continuarão vivendo.
O Salmo 41 (42)/ 42 (43) expressa uma
saudade imensa de Deus e mantém nossa esperança de voltar a nos
encontrarmos com Ele. Deus se faz presente na vida em forma de
ausência sentida. Para falar da ausência, é usada a imagem da
corça bramindo de sede. Todo ser sem Deus seca e morre. Cantemos
este salmo na certeza de que Deus atende nossa sede profunda.
saudade imensa de Deus e mantém nossa esperança de voltar a nos
encontrarmos com Ele. Deus se faz presente na vida em forma de
ausência sentida. Para falar da ausência, é usada a imagem da
corça bramindo de sede. Todo ser sem Deus seca e morre. Cantemos
este salmo na certeza de que Deus atende nossa sede profunda.
Ouvimos três versículos do Apocalipse
com uma revelação preciosa: “Pronto! Está feito! Acabou! Eis
que faço novas todas as coisas! (…). Eu sou o começo e o fim.
O vencedor receberá a herança!”. Quando tudo parecer acabado,
novas coisas surgirão, e quem se manteve fiel receberá sua
herança. Será tudo novo, sem dor, sem choro, sem luto. Nem
morte haverá.
com uma revelação preciosa: “Pronto! Está feito! Acabou! Eis
que faço novas todas as coisas! (…). Eu sou o começo e o fim.
O vencedor receberá a herança!”. Quando tudo parecer acabado,
novas coisas surgirão, e quem se manteve fiel receberá sua
herança. Será tudo novo, sem dor, sem choro, sem luto. Nem
morte haverá.
No Sermão da Montanha (cf. Mt 5, 7-27),
Mateus reúne a nova justiça trazida por Jesus. As bem-aventuranças
abrem esse sermão, anunciando a felicidade verdadeira de ser
merecedor do Reino. São proclamações de salvação para
aqueles que aderem à comunidade dos seguidores de Jesus Cristo.
Mateus reúne a nova justiça trazida por Jesus. As bem-aventuranças
abrem esse sermão, anunciando a felicidade verdadeira de ser
merecedor do Reino. São proclamações de salvação para
aqueles que aderem à comunidade dos seguidores de Jesus Cristo.
Existe o texto paralelo de Lucas 6, 20-26.
São duas formulações das palavras de Jesus. Em Mateus, são
oito bem-aventuranças e mais uma a se realizar com quem segue
Jesus; em Lucas são quatro bem-aventuranças e quatro
infelicidades. Esse gênero (ashrê em hebraico) é freqüente
nos salmos e na poesia sapiencial. São mandamentos como o
decálogo do Sinai. Revelam uma felicidade quase que humanamente
incompreensível. Reúnem promessas de bens excelentes e
exigências extraordinárias.
São duas formulações das palavras de Jesus. Em Mateus, são
oito bem-aventuranças e mais uma a se realizar com quem segue
Jesus; em Lucas são quatro bem-aventuranças e quatro
infelicidades. Esse gênero (ashrê em hebraico) é freqüente
nos salmos e na poesia sapiencial. São mandamentos como o
decálogo do Sinai. Revelam uma felicidade quase que humanamente
incompreensível. Reúnem promessas de bens excelentes e
exigências extraordinárias.
Mateus fala em “pobres em espírito!”.
É uma noção que vem do profeta Sofonias. São os anawim,
os que buscam Deus e a sua justiça, que mantém viva a Aliança
na espera do Messias. Esse espírito não é a inteligência ou o
Espírito Santo, mas é o centro, o coração, a totalidade da
pessoa. Essa expressão, de acordo com a mentalidade bíblica,
significa dinamismo, sopro, força vital.
É uma noção que vem do profeta Sofonias. São os anawim,
os que buscam Deus e a sua justiça, que mantém viva a Aliança
na espera do Messias. Esse espírito não é a inteligência ou o
Espírito Santo, mas é o centro, o coração, a totalidade da
pessoa. Essa expressão, de acordo com a mentalidade bíblica,
significa dinamismo, sopro, força vital.
Esses pobres são os que, por seus
sofrimentos e carências, aprenderam a confiar somente em Deus e
contar com seu socorro. “Em espírito” indica a interioridade
consciente: sabem que são pobres e também rejeitam a cobiça e
a ganância. O Reinado de Deus é para eles. A evangelização
dos pobres foi o sinal dado por Jesus aos discípulos de João
Batista, para reconhecerem que Ele era o Messias.
sofrimentos e carências, aprenderam a confiar somente em Deus e
contar com seu socorro. “Em espírito” indica a interioridade
consciente: sabem que são pobres e também rejeitam a cobiça e
a ganância. O Reinado de Deus é para eles. A evangelização
dos pobres foi o sinal dado por Jesus aos discípulos de João
Batista, para reconhecerem que Ele era o Messias.
3. Atualizando a
Palavra
Palavra
A Palavra de Deus é um apelo para sermos
pobres em espírito e nos propõe o aspecto dinâmico do ser
humano, de buscar a inteireza do ser. Expressa muita exigência e
não apenas desprendimento dos bens materiais. Ser pobre “em
espírito” nos leva a transformar a referência de uma
situação econômica e social em uma atitude para aceitar a
Palavra de Deus.
pobres em espírito e nos propõe o aspecto dinâmico do ser
humano, de buscar a inteireza do ser. Expressa muita exigência e
não apenas desprendimento dos bens materiais. Ser pobre “em
espírito” nos leva a transformar a referência de uma
situação econômica e social em uma atitude para aceitar a
Palavra de Deus.
Este é um tema central das Sagradas
Escrituras, que nos convida a viver em total disponibilidade �
vontade de Deus e fazer dela nosso alimento. É uma atitude de
filhos e filhas, irmãos e irmãs dos demais filhos de Deus; ser
pobre em espírito é ser discípulo de Cristo. O discipulado
exige abertura ao dom do amor de Deus e solidariedade
preferencial com os pobres e oprimidos.
Escrituras, que nos convida a viver em total disponibilidade �
vontade de Deus e fazer dela nosso alimento. É uma atitude de
filhos e filhas, irmãos e irmãs dos demais filhos de Deus; ser
pobre em espírito é ser discípulo de Cristo. O discipulado
exige abertura ao dom do amor de Deus e solidariedade
preferencial com os pobres e oprimidos.
As demais bem-aventuranças referem-se a
outras atitudes do discípulo, do pobre: bom trato, aflição
pela ausência do Senhor, fome e sede de justiça, misericórdia,
coerência de vida, construção da paz, perseguição por causa
da justiça. Elas enriquecem e aprofundam a primeira bem-aventurança.
outras atitudes do discípulo, do pobre: bom trato, aflição
pela ausência do Senhor, fome e sede de justiça, misericórdia,
coerência de vida, construção da paz, perseguição por causa
da justiça. Elas enriquecem e aprofundam a primeira bem-aventurança.
Neste dia de esperança, de comunhão com
que amamos e continuamos amando os que terminaram sua
peregrinação terrena, mesmo sem a presença física, a
Ressurreição de Jesus é uma luz cintilante para nossa fé na
vida. Temos certeza que todo mal já foi vencido e nos aguarda um
futuro onde a morte não existirá mais. É essa também a
certeza que temos quando a nossos pais, irmãos, amigos e a todos
que adormeceram no Senhor.
que amamos e continuamos amando os que terminaram sua
peregrinação terrena, mesmo sem a presença física, a
Ressurreição de Jesus é uma luz cintilante para nossa fé na
vida. Temos certeza que todo mal já foi vencido e nos aguarda um
futuro onde a morte não existirá mais. É essa também a
certeza que temos quando a nossos pais, irmãos, amigos e a todos
que adormeceram no Senhor.
Temos que construir o novo céu e a nova
terra durante o tempo de nossa história, mas temos a confiança
que quem morreu, tendo guardado a fidelidade a Jesus Cristo, já
pode usufruir do novo céu e da nova terra sem fim.
terra durante o tempo de nossa história, mas temos a confiança
que quem morreu, tendo guardado a fidelidade a Jesus Cristo, já
pode usufruir do novo céu e da nova terra sem fim.
4. Ligando a Palavra
com ação litúrgica
com ação litúrgica
Damos graças ao Pai, Santo e fonte de
toda a santidade, participando do memorial da morte e
ressurreição do Cristo, o Bem-aventurado do Pai, o Alfa e o
Ômega, princípio e fim, que nos oferece, gratuitamente, a fonte
de água viva, seu Espírito Santo.
toda a santidade, participando do memorial da morte e
ressurreição do Cristo, o Bem-aventurado do Pai, o Alfa e o
Ômega, princípio e fim, que nos oferece, gratuitamente, a fonte
de água viva, seu Espírito Santo.
Antecipamos nossa participação na
assembléia celeste com todos os irmãos e irmãs que partiram,
os santos e santas que entoam incessantemente a Deus o louvor
pascal e que resplandecem como faíscas luminosas, provados com o
ouro no cadinho.
assembléia celeste com todos os irmãos e irmãs que partiram,
os santos e santas que entoam incessantemente a Deus o louvor
pascal e que resplandecem como faíscas luminosas, provados com o
ouro no cadinho.
Suplicamos ao Pai, na certeza da
ressurreição, que nossos falecidos gozem da imortalidade, da
alegria plena prometida.
ressurreição, que nossos falecidos gozem da imortalidade, da
alegria plena prometida.
Nesta Eucaristia, retomando nosso Batismo,
o Espírito Santo realiza também em nós essa esperança,
participando da vitória pela qual Cristo nos faz continuamente
com ele reviver.
o Espírito Santo realiza também em nós essa esperança,
participando da vitória pela qual Cristo nos faz continuamente
com ele reviver.
Oração dos fiéis:
Presid.: Dirijamos a nossa oração a Deus
Pai todo-poderoso, que ressuscitou dentre os mortos Jesus, seu
Filho e Senhor nosso, e peçamos-lhe a salvação para os vivos e
os falecidos.
Pai todo-poderoso, que ressuscitou dentre os mortos Jesus, seu
Filho e Senhor nosso, e peçamos-lhe a salvação para os vivos e
os falecidos.
1. Senhor, que Igreja testemunhe sempre diante de
todas as pessoas a sua fé em Cristo morto e ressuscitado.
Peçamos:
todas as pessoas a sua fé em Cristo morto e ressuscitado.
Peçamos:
Todos: Senhor, dai-nos a sua luz!
2. Senhor, faça que participem da liturgia do
céu os bispos e sacerdotes que exerceram na Igreja o ministério
sagrado, para que. Peçamos:
céu os bispos e sacerdotes que exerceram na Igreja o ministério
sagrado, para que. Peçamos:
3. Senhor, receba na comunhão dos Santos nossos
falecidos que receberam no batismo o germe da vida eterna e se
nutriram do Corpo e do Sangue de Cristo, pão de vida eterna,.
Peçamos:
falecidos que receberam no batismo o germe da vida eterna e se
nutriram do Corpo e do Sangue de Cristo, pão de vida eterna,.
Peçamos:
4. Senhor, ajuda e consola os irmãos e irmãs
sofredores. Peçamos:
sofredores. Peçamos:
5. Senhor, reúna no seu reino glorioso por todos
nós, que aqui estamos reunidos, com fé e devoção. Peçamos:
nós, que aqui estamos reunidos, com fé e devoção. Peçamos:
(Outras intenções)
Presid.: Senhor, que a nossa oração possa
socorrer nossos falecidos; libertando-os de todos os pecados e
acolhendo-os no esplendor de tua face. Por Cristo, nosso Senhor.
socorrer nossos falecidos; libertando-os de todos os pecados e
acolhendo-os no esplendor de tua face. Por Cristo, nosso Senhor.
T.: Amém.
III. LITURGIA
EUCARÍSTICA
EUCARÍSTICA
ORAÇÃO SOBRE AS
OFERENDAS:
OFERENDAS:
Presid.: Acolhei, ó Deus, as
nossas oferendas por nossos irmãos e irmãs que partiram, para
que sejam introduzidos na glória com o Cristo, que une os mortos
e os vivos no seu mistério de amor. Por Cristo, nosso Senhor.
nossas oferendas por nossos irmãos e irmãs que partiram, para
que sejam introduzidos na glória com o Cristo, que une os mortos
e os vivos no seu mistério de amor. Por Cristo, nosso Senhor.
T.: Amém.
ORAÇÃO APÓS A
COMUNHÃO:
COMUNHÃO:
Presid.: Fazei, ó Pai, que os
vossos filhos e filhas, pelos quais celebramos este sacramento
pascal, cheguem à luz e à paz da vossa casa. Por Cristo, nosso
Senhor.
vossos filhos e filhas, pelos quais celebramos este sacramento
pascal, cheguem à luz e à paz da vossa casa. Por Cristo, nosso
Senhor.
T.: Amém.
BÊNÇÃO E DESPEDIDA:
Presid.: O Senhor esteja convosco.
T.: Ele está no meio de nós.
Presid.: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso,
Pai e Filho e Espírito Santo.
Pai e Filho e Espírito Santo.
T.: Amém.
Presid.: Ide em paz e que o Senhor
vos acompanhe.
vos acompanhe.
T.: Graças a Deus.
Os planos de assistência familiar estão dando total apoio aos familiares presentes.
SECOF:
SECOF-ADUSTINA-BA |
- Missão
PLAFAMA-ADUSTINA-BA
uma empresa especializada em planos de assistência familiar que atua no mercado a quase duas décadas - possuindo profissionais treinados e tecnicamente qualificados a realizar este trabalho, no qual exige-se muita sensibilidade, agilidade e transparência.Considerando as inovações que o mercado segurador vem apresentando nas últimas décadas, principalmente no campo da assistência 24 horas, possuímos uma gama de produtos e serviços que vem de encontro às necessidades das famílias, empresas, associações, sindicatos, entre outros.A humanização do serviço funerário e a preocupação com a situação emocional da família que sofre com a perda, fazem parte de nossa filosofia de trabalho. No serviço funerário estão as razões da PLAFAMA-ADUSTINA em acolher as famílias que perderam os seus entes queridos, uma missão que a empresa vem cumprindo com muita dignidade ao longo de quase duas décadas.www.adustinaadsa.com.
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