Banda Vingadora é candidata a hit do carnaval 2016
Banda baiana, comandada por Tays Reis, chama atenção com clipe 'Paredão metralhadora' que já acumulou mais de 1 milhão de visualizações na internet.
postado em 11/01/2016 10:38 / atualizado em 11/01/2016 12:29
Como um tiro de metralhadora: tra-tra-tra-tra… Assim pode ser definido o repentino sucesso da Banda Vingadora, que, até a última semana, só era bastante conhecida na região baiana. Criado há 11 meses, o grupo é comandado pela cantora Tays Reis, 20 anos, e é dono da faixa Paredão metralhadora, que, ao que tudo indica, deve ser um dos hits do carnaval 2016.A música foi lançada neste ano no primeiro CD do grupo, Vem ne mim, com 12 faixas autorais e também faz parte de um EP com os quatro principais hits da banda, que inclui outro sucesso, a canção A minha mãe deixa. Mas foi graças ao clipe, publicado em 19 de dezembro no YouTube, e ao empurrãozinho do blogueiro brasiliense Hugo Gloss, que divulgou a música em sua playlist carnavalesca, que o vídeo foi assistido mais de 1 milhão de vezes na plataforma e tornou o refrão “pega a metralhadora/tra-tra-tra-tra-tra” conhecido em boa parte do Brasil. “Na semana passada, chegamos a 1 milhão de visitantes. Fico muito feliz com o que está acontecendo. Contei com a ajuda de várias pessoas para isso: Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Hugo Gloss, Anitta... Todos eles postaram o vídeo, cantaram, dançaram... Eles dão esse empurrão e a coisa aconteceu meio que por osmose, naturalmente”, define Tays Reis.
A animação na voz da jovem vocalista ao telefone durante entrevista ao Correio é perceptível e compreendida, já que em pouquíssimo tempo de carreira ela se tornou conhecida em todo o Brasil e tem chances de ter a música, de composição dela em parceria com o empresário Aldo Rebouças, como a canção da maior folia brasileira. “Estou torcendo para isso. A música já está entre as mais tocadas e foi algo natural. O povo está pedindo, acho que se depender da galera será sim. Não é porque é minha, mas acho que é forte”, explica a cantora.
https://youtu.be/eP7i46F_rX8
A força da faixa está em um refrão chiclete, uma coreografia fácil, um vídeo bem produzido e até certo ponto uma temática feminista. O clipe teve um custo estimado em R$ 200 mil, com produção da Agência Califórnia, uma produtora de Salvador. Já a coreografia foi montada pelo grupo baiano Fit Dance. “Quando fiz o clipe eu queria fazer algo parecido com o filme Mad max: Estrada da fúria. Queria reproduzir uma guerreira sensual, mostrar a mulher ganhando e todo o poder feminino”, conta.
Diferencial
A temática feminista faz parte da Banda Vingadora desde o início, a começar pela aposta no ritmo chamado arrochadeira, uma mistura do pagode baiano com o arrocha. “O poder da mulher está também na questão musical. Estamos quebrando barreiras mesmo e mostrando a arrochadeira”, diz. Antes, a única mulher que incorporava o estilo unindo ao tradicional axé era Mari Antunes, a nova vocalista do Babado Novo. “Os grandes nomes da arrochadeira são os homens... Neto LX, Gasparzinho... Até o nome da banda tem essa pegada. É a vingança musical das mulheres”, completa.
Outro grande diferencial da Banda Vingadora é a incorporação do violino ao som elétrico do paredão nas arrochadeiras de Tays Reis. A ideia ao criar o grupo foi exatamente inovar ao incluir o instrumento da música clássica. “Quando a gente montou a banda, queríamos pensar em algo diferente, algo que só a gente tivesse. Daí veio o ‘violino do poder’. A gente misturou a música clássica com a arrochadeira”, afirma a cantora. O violino do poder, como ficou conhecido o som do instrumento nas faixas, é de autoria do músico Dan Rodrigues.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.
Entenda porque Paredão metralhadora pode ser o hit do carnaval
Refrão chiclete
Assim como toda música que acaba levando o título de hit do carnaval, a faixa da Banda Vingadora tem sim um refrão chiclete e com presença de onomatopeia (lembra de Lepo lepo?). "Pega a metralhadora/tra-tra-tra-tra-tra/ As que comandam vão no tra-tra-tra-tra".
Abraçada pelos famosos
A música ganhou destaque principalmente após ser adotada pelo blogueiro brasiliense Hugo Gloss, que a incluiu em sua playlist de carnaval e fez um post divulgando o clipe. Além disso, Anitta dançou a coreografia e Ivete Sangalo e Claudia Leitte cantaram a faixa em seus shows.
https://youtu.be/rLk-mr3Pt4c
Coreografia
Toda música do carnaval tem que ter uma coreografia fácil que possa ser repetida pela galera. E Paredão metralhadora tem isso. A coreografia foi montada pelo grupo de dança Fit Dance.
https://youtu.be/FvvhFljE-4U
Temática feminista
Dois mil e quinze foi o ano do empoderamento feminimo e 2016 tem tudo para continuar sendo. Até por esse motivo, a música ter um aspecto de valorizar o poder feminino tem chances de sucesso. No clipe, a vingadora, vivida por Tays Reis (a vocalista da banda), vence uma disputa entre homens e mulheres.
Investimento no clipe
A virada na carreira da funkeira Valesca Popozuda aconteceu quando ela investiu pesado no clipe de Beijinho no ombro. O objetivo da Banda Vingadora foi parecido ao gastar R$ 200 mil para gravar o vídeo da faixa, uma superprodução feita pela produtora Agência Califórnia, de Salvador.
Nenhum comentário: