Adustina-Ba:SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE ADUSTINA REALIZA 1º SEMINÁRIO SOBRE O USO DE AGROTÓXICO NA REGIÃO.
Uma discussão com agricultores sobre o uso desordenado dos agrotóxicos, tendo participação do poder publico da cidade,representado pela (1ª)primeira dama Zélia, e outros segmentos, Secretario de agricultura, secretário de saúde, os vereadores,Orlâncio S.Santana,e Gil Duarte, e professores. Também a participação de organizações da sociedade civil como Pastoral Rural, ARCAS, AECFARCIDA,MPA,o blog adustinaadsa.com, entre outras organizações locais e regionais.
Para Patrick, Presidente do STR, “ a discussão prever a prevenção e a defesa do direito a vida, não a punição dos agricultores nem muito menos a agricultura do município”.
as entidades e organizações presentes com suas equipes todos tiveram a oportunidade de expor alternativas de produzirsem prejudicar o meio ambiente,e as pessoas.
O números de consumo de
agrotóxico por pessoa além da quantidade de pessoas infectadas por
região e destacar as alternativas da produção agroecológica sustentável.
Zé domingos Vereador do município de Cicero Dantas que a convite
participou do evento e deu sua contribuição como defensor do meio
ambiente e alerta a população para as consequências com o uso do veneno.
Foram por meios de mesa redonda, discussões, vídeos, debates entre palestrantes e agricultores que o evento contemplou o anseio da população no combate desordenado de agrotóxicos que não respeita a legislação vigente perante a população da cidade e região.
Foram por meios de mesa redonda, discussões, vídeos, debates entre palestrantes e agricultores que o evento contemplou o anseio da população no combate desordenado de agrotóxicos que não respeita a legislação vigente perante a população da cidade e região.
"Gicia,gerente da agencia do Banco do Brasil,disse está preocupada com o uso exagerado de agrotóxicos nas lavouras em Adustina,fora liberadas quase 700 propostas somente este ano.
"Lúcio Sérgio(Dadai)Secretário de agricultura do município,explicou que as leis existem,mas como sempre as pessoas não cumprem.
"Vereador Antonio Vieira Dias, citou com muita pressa e vontade de se apresentar,que as estradas estão cheias de agrotóxicos,impossibilitadas de transitar,precisamos de combater esse uso exagerado de agrotóxicos.
"Vereador Cidão,disse que o numero de pessoas doentes multiplicou no município"precisamos colocar urgente um projeto que limite as vendas exageradas de agrotóxicos no município.
"Vereador Gil Duarte,citou o perigo que todos estamos passando na sede e na zona rural,com bombas de veneno sendo transportada sem nenhuma segurança,e ainda a caixa d"agua está no meio de uma plantação".
“Cuidar da terra para manter a terra, cuidar da vida para manter a vida” Adriana Sá – projeto Sementes ARCAS.
“A ação do homem gera a vida, e gera a morte. O homem ta promovendo a morte!” Manoel Batista – Maneguinha - Agricultor.
“Devemos usar a força para preservar a vida” Rodrigo, Secretário de saúde.
“como podemos pensar na vida dos nossos filhos se a agricultura esta comprometida?” Sandra, Gerente banco do Brasil.
“Estamos vivendo com o veneno dentro da panela”. Claudio - Secretário da vigilancia sanitária do município.
texto:www.adustinaadsa.com
Nenhum comentário: