BANZAÊ - LUGAR BOM DE SE VIVER.

A Cidade:



PRIMEIROS PASSOS


Primeiros passos da Sede do município


SEGUNDO A HISTÓRIA, Banzaê (Sede) começou a ser povoada por volta de 1910. O pequeno vilarejo Banzaê, originado de viajantes e mercadores que saíam do estado de Sergipe com destinos as cidades do sertão baiano acabavam descansando-se a beira de uma árvore chamada Pau – Ferro, originando-se ali em 1910 uma feira por nome Feira do Pauabastecendo para abastecer com seus produtos os moradores das redondezas.

Os primeiros moradores o Srº Ricardo Ferreira um tropeiro mercador com seus familiares e o Srº Vicente Gouveia um escravo alforriado e um iraniano por nome Zé Banzaê que residia na Fazenda Lagoa de Dentro que fica a 2 Km de distância decidem morar naquela localidade e assim formando o pequeno vilarejo.

Em 1910, em baixo de uma árvore de pau-de-rato, próximo de uma serra, surgiu uma feira que ficou conhecida como Feira do Pau. Nessa feira reuniram pessoas dos povoados de Tamburil, Mirandela e fazendas da região para a comercialização de produtos, a famosa Feira do Pau foi relembrada na 1ª Edição do Projeto Sexta na Praça em abril de 2009.

Essa árvore, era grande e velha, tinha galhos com pontas de pau que cresciam horizontalmente e onde se colocavam sacolas e mercadorias para o típico comércio.

 
EMANCIPAÇÃO

Pedra Furada
O maior símbolo turístico do Município

Tudo começou em 1984 quando o povo do ainda Distrito de Banzaê que pertencia a Ribeira do Pombal e alguns membros da política pombalense e do estado começaram a fazer movimento em pro da Emancipação, na época entrou na briga com o povoado de Banzaê, o Distrito de Mirandela que também fazia parte do território pombalense, em 23 de Novembro de 1984 várias pessoas de Banzaê estiveram na redação do Jornal Tribuna Regional de Souza para declarar que não aceitavam de hipótese alguma que Banzaê deixasse de ser município para ser a Mirandela, a alegação do povo de Banzaê na época, é que o distrito tinha o melhor centro comercial do entre os povoados do município de Ribeira do Pombal, tinha vários Clubes Sociais, tinha Campo de Futebol e Iluminação pública em 90% do território, tinha água encanada, Posto do Correio, Pavimentação e Praça.

Em 1985 a Comissão de Divisão Territorial da Assembleia Legislativa da Bahia em nome do Deputado Estadual na época Roberto Cunha, aprovou primeiro que a Mirandela viesse a ser município desmembrado de Ribeira do Pombal, sendo que a Sede do novo município deveria ser em Banzaê, mais como o projeto não foi para frente, o Deputado apresentou um novo projeto colocando como novo município da Bahia, o distrito de Banzaê que fazia parte do território pombalense, na época dessa notícia o distrito de Banzaê estava se preparando para comemorar os festejos da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, notícia essa que só fez aumentar e muito a alegria do povo nas ruas. Entre os anos de 1986 à 1988 aconteceram vários movimentos pro parte da população banzaêenses a favor de Banzaê.

Com passar do tempo, Banzaê se tornava mais ainda favorito a ser novo município baiano, foi ai que entrou em campo um verdadeiro time de pessoas influentes na política pombalense, banzaêense e estadual na luta, podemos destacar o empenho do prefeito de Ribeira do Pombal na época Nilson Brito, de José Américo Passos da Conceição filho do ex. prefeito de Pombal Pedro Rodrigues, do Juiz Dr. Fernando, do Diretor do Jornal Tribuna Regional Souza, do Deputado Estadual Roberto Cunha, os Deputados Federais José Lourenço e João Bacelar, Luciano Simões Deputado Estadual, Zé Grilo e dos moradores ilustres de Banzaê Zé de Alta, Atenor, Mundinho e seu pai Né, Artur, Nezinho, Júlia Ferreira, Reinaldo do R-Som, Décio, João Pela, Tereza Bitencourt, Raimudno e seu pai Edgar, Itamar, Joel, Tonho de Cilene, Dernival, Diogenilson, Armando de Biú, Augusto de Maria, Zé Chiquinho, Joaquim Camilo, Zé do Bar, Dezinho, Dermir, Celso de Cilira, Gerson do Relógio, Viano e tantos outras pessoas que torceram e até mesmo contribuíram para realização da primeira festa em comemoração ao novo município em 08 de Janeiro de 1989, devemos destacar também a força do ex. vereador Zezi, do atual vereador Edson Brito, além de Edval Calasans que mesmo sendo a favor de sua terra natal Mirandela, acabou reconhecendo que Banzaê tinha muito mais chances de se torna município do que Mirandela.

Depois de tantos anos de luta, o decreto de Emancipação veio ser aprovado mesmo em 24 de Fevereiro de 1989 o então Governador da Bahia na época Waldir Pires, encaminhou para publicação no Diário Oficial do Estado a Emancipação Política do novo município Banzaê, até então, pertencente ao Município de Ribeira do Pombal, foi emancipado politicamente conforme a Lei 4.845, publicado no Diário oficial de 25 de Fevereiro de 1989.

MINHA TERRA, MINHA PAIXÃO



Praça Nossa Senhora da Conceição na Sede
 
Essa é a minha, a sua, a nossa Banzaê que cresce com desenvolvimento e prosperidade a cada dia, essa é a Banzaê de todas as raças, Brancos, Índios e Negros, essa é a Banzaê das Maravilhas do Banza como é chamada suas paisagens, essa é a que passou Lampião com Maria Bonita e seu bando,  essa é a Banzaê que Encanta, que Alegra e que faz História ao longo dessas duas últimas décadas, essa é BANZAÊ - LUGAR BOM DE SE VIVER.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.