Adustina-BA: 33ª tradicional festa dos tratoristas.
Adustina-BA: Hoje 30 de maio de 2018, mudança do encerramento da 33ª da Festa dos Tratoristas.
História da festa dos tratorista de Adustina-Bahia.
Quando se pensa no mês de Maio, o que vem imediatamente em nossas cabeças são as imagens maravilhosas da Festa dos Tratoristas, o que nos leva a esquecer um pouco do novenário de Maio. Caro leitor é importante ressaltar que a Festa dos Tratoristas é parte das comemorações do novenário do mês de maio. Por tanto para que possamos entender a grandiosidade dessa festa precisamos também entender como começou o novenário de maio.
O novenário ocorre todo mês, essas novenas são realizados do dia 1º até o décimo quinto dia do mês na igrejinha, após a novena os ramos é levado para uma residência e assim durante todo o mês até o dia 31. Dia da Novena dos tratoristas, eu sou um agradecimento ao desenvolvimento da agricultura do nosso município.
Segundo pessoas entrevistada toda começou mais ou menos assim:
Há 45 anos a festa não se chamava Festa dos Tratoristas e sim Festa dos Motoristas, era uma festa elitizada onde realmente só os ricos podiam participar ativamente, enquanto eles desfilavam com seus carros os pobres somente acompanhavam a procissão e observavam admirados tudo aquilo.
Os organizadores da festa eram Antonio Ribeiro, Jonas Nunes, Maniho entre outros mais. Após a novena todos iam ou pelo menos quem podia festejar na festa do Clube de Percílio da Cruz.
Com o passar do tempo, mais precisamente em 1983, vários agricultores adustinenses compraram tratores, que ajudou no grande desenvolvimento da nossa agricultura. Devido a esse grande impacto no setor econômico por intermédio de vários agricultores o nome da festa foi finalmente mudado. Agora se chamava Festa dos Tratoristas comemorada no dia 31, começando assim o desfile de tratores.
Pessoas ligadas à produção agrícola da região como José Raimundo, Tonho de Pureza e Osman, se propuseram a organizar a festa. Hoje se trata de uma procissão até a igreja matriz, novena e a festa na praça publica (Praça Alice Virgens Vidal).
Nenhum comentário: