Batistão completa 48 anos de história


Batistão completa 48 anos de história

Inaugurado em 9 de julho de 1969, o Estádio Estadual Lourival Baptista, hoje Arena Batistão, completou 48 anos de história neste domingo. O estádio, símbolo do esporte em Sergipe, se confunde com a história de atletas e profissionais dos desportos do estado e está presente também nas melhores memórias dos sergipanos apaixonados por futebol.

O secretário de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude, Antônio Hora Filho, é um dos sergipanos que tem sua história marcada pelo Batistão. “Na época da inauguração, em 1969, tinha apenas um ano de idade, mas como sempre morei próximo, no bairro São José, tive minha infância frequentando essa praça esportiva. E hoje, como secretário de Esportes, zelar pela Arena é uma satisfação, pois significa zelar pela cultura esportiva do nosso estado”.
Na data da sua entrega, Aracaju viveu um grande momento. Oficialmente, mais de 45.058 pessoas estavam naquela praça de esportes no dia da inauguração. Gente de todo o pais, jornalistas, profissionais de imprensa se fizeram presentes, para cobrir a solenidade de inauguração e a presença da Seleção Brasileira de futebol. Foi uma noite de festa, com o então governador Lourival Baptista, cortando a fita simbólica ao lado do bispo de Aracaju, Dom José Vicente Távora.
De lá para cá, a principal praça de esportes do estado de Sergipe viveu outros grandes momentos. Como as tardes festivas com a presença da torcida do Bahia, em 1970. A Fonte Nova em Salvador entrou em reforma e o Bahia teve que disputar seus jogos pela Taça de Prata, competição nacional equivalente ao Campeonato Brasileiro, no Estádio Estadual Lourival Baptista.
O Batistão também foi palco de um jogo internacional válido pela Taça Independência, no dia 13 de Junho de 1972, quando a Seleção da Colômbia derrotou a Seleção da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) pelo placar de 4×3. As seleções de Gana, Tchecoslováquia e Estados Unidos também passaram pelo gramado do Batistão.
A nova Arena Batistão
Em 04 de fevereiro de 2015, o governador Jackson Barreto inaugurou a Arena Batistão. A partida entre o Confiança e o Vitória/BA, pela Copa Nordeste 2015, foi a primeira oficial do estádio revitalizado pelo governo do Estado e marcou a noite de inauguração. Durante a solenidade, Jackson Barreto destacou a importância da nova arena multiuso.
“O esporte, e o futebol em especial, são paixões nacionais. Por isso, o Batistão mexe tanto com a gente. O sergipano se identifica com o estádio. Essa obra nos enche de orgulho e é uma alegria imensa poder devolver aos torcedores, esportistas e população o nosso Batistão. Foram mais de R$ 25 milhões investidos na modernização do estádio, que está preparado para receber competições de alto nível com segurança e conforto”, declarou Jackson na ocasião.
Como uma arena multiuso, o espaço é credenciado a receber além de partidas de futebol, atrações artísticas e eventos. Após a modernização, o Batistão passou a ter capacidade para receber um público de 15.575 pessoas dispostas em assentos monobloco com encosto (cadeiras). Um novo gramado foi plantado atendendo aos padrões da FIFA, assim como nova drenagem subterrânea e novo sistema de irrigação foram implantados.
Para atender os critérios de acessibilidade, foram construídos rampas e seis banheiros para pessoas com deficiência e implantados piso e mapa táctil. Foram construídas duas áreas reservadas para cadeirantes, cinco bancos de reserva, dois novos vestiários para juízes (masculino e feminino), pórticos nas ruas Campo do Brito (principal) e Cedro.
“A Arena Batistão representa, hoje, para o Nordeste e para o Brasil, um espaço esportivo moderno que comporta jogos de pequenos e médio porte. Por meio do trabalho do governo do Estado, ela tem dado uma visibilidade muito grande ao nosso estado por sua estrutura e qualidade. A arena possui um gramado maravilhoso e instalações modernas que têm atraído muitos elogios dos clubes sergipanos e dos demais que jogaram aqui partidas do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, assim como da imprensa também. E para Sergipe, representa também a principal praça de esportes. As crianças e jovens que praticam esportes sempre sonham, vislumbram a possibilidade de jogar na Arena Batistão. Hoje temos uma responsabilidade muito grande, enquanto secretário de Esportes, de administrar e zelar por essa praça, fazendo com que ela permaneça sendo o símbolo da prática esportiva de rendimento do nosso estado”, afirmou Antônio Hora.
Grécia e Japão
Em junho de 2014, já com o gramado do Batistão reformado e com um centro de treinamento instalado no Ginásio Constâncio Vieira, a seleção de futebol da Grécia escolheu Aracaju, como Centro de Treinamento na Copa do Mundo, colocando Sergipe em posição de destaque internacionalmente. Já em 2016, a seleção olímpica do Japão também optou por Aracaju para o período de aclimatação dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
A capital sergipana foi escolhida por oito países para o período de aclimatação. Japão, Polônia, Áustria, Belarus (antiga Bielorrússia), Cazaquistão, Ucrânia, República Tcheca e Gabão utilizaram as estruturas do Governo do Estado para treinar durante o período que antecedeu as Olímpiadas. Além da Arena Batistão, utilizada pela seleção japonesa masculina de futebol, o ginásio Constâncio Vieira foi aproveitado pelas equipes de ginástica artística, rítmica e de trampolim do Japão, e o Parque Aquático Zé Peixe recebeu as delegações da Polônia, Cazaquistão, Belarus, República Tcheca e Gabão. Ao todo, vieram para Aracaju 117 atletas, além de membros de delegações e jornalistas internacionais.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.