Cidade natal de Anna Nery quer sediar extensão do MuNEAM
Anfitriã do III Seminário Nacional de História da Enfermagem, a cidade baiana de Cachoeira sonha com uma instalação do MuNEAN na casa ond ...
Conhecer a história da Enfermagem possibilita a construção da identidade profissional, que diz respeito ao que diz não apenas quem somos, mas os valores e práticas compartilhados profissionalmente. “Não podemos viver no passado. Mas devemos trazer do passado todo o legado que nos foi deixado para a Enfermagem”, afirmou a presidente do Coren-BA, Maria Luísa Almeida, na abertura do evento, que lotou o Cineteatro Cachoeirense. A mesa contou, ainda, com a presença da diretora do MuNEAN, Mária Júlia Lemos; da secretária municipal de Saúde, enfermeira Andréia Souza, e do professor Fernando Porto, presidente do Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF).
Anfitriã do III Seminário Nacional de História da Enfermagem e terra natal de Anna Nery, a cidade baiana de Cachoeira quer sediar uma extensão do MuNEAN (Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery). O convite foi feito pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, José Luiz Bernardo. “Sonhamos com futuras instalações de uma extensão do Munean em Cachoeira, na casa onde nasceu Anna Nery, hoje ocupada pelo IBGE”, afirmou, na abertura do seminário.
Com o tema “200 Anos da Anna Nery: o legado cultural da matrona da Enfermagem na Bahia”, o seminário acontece de 8 a 10/10, na cidade histórica Cachoeira (BA), terra natal de Anna Nery. Representando o presidente do Cofen, a conselheira federal Fátima Sampaio destacou a escolha da cidade, que preserva muito da arquitetura e história do período, ampliando o conhecimento dos participantes sobre a matrona da Enfermagem brasileira. A escolha prioriza, ainda, a interiorização do conhecimento além dos grandes centros.

Nenhum comentário: