SEI apresenta resultado de trabalhos nos territórios do Semiárido Nordeste II

Nesta segunda (12), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), realizou uma reunião para apresentação dos resultados dos trabalhos de atualização dos limites intermunicipais do Semiárido Nordeste II.

Com participação expressiva dos representantes dos municípios, o diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, apresentou as propostas de ajustes a serem feitos nos limites intermunicipais e, em seguida, prestou os esclarecimentos sobre o trabalho realizado pela SEI em conjunto com o IBGE. Durante a reunião, também foram entregues os mapas dos municípios, com as novas configurações.

Os municípios que compõem o território Semiárido Nordeste II são: Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Novo Triunfo, Paripiranga, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Santa Brígida e Sítio do Quinto. Já os que compõem o território de Itaparica são: Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas. No território Sisal estão os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.

Após a etapa de apresentação dos resultados, as fases seguintes serão de processamento de dados, elaboração da Minuta do Projeto de Lei e reunião para apresentações dos resultados e discussão da Minuta, para que ela seja enviada à Assembléia Legislativa. Atualmente, 77% da área total do território do Estado da Bahia já foi percorrida, com 321 municípios beneficiados com a atualização dos seus limites territoriais. Dos 27 Territórios de Identidade, nove já possuem leis aprovadas e restam sete para realização do trabalho de campo, que consiste na visita de técnicos da SEI e o do IBGE, percorrendo todos os municípios para verificação de suas divisas territoriais.

Disputa Territorial entre Adustina e Fátima deve ganhar novos capítulos

Em busca de um entendimento, o prefeito de Adustina José Aldo Rabelo de Jesus levará nos próximos dias a SEI em Salvador, uma nova proposta de acordo, no qual apresentará documentos que comprove a presença administrativa do município de Adustina no seus limites de divisão intermunicipais, no qual está assegurado pela Lei 4851 de 05 de outubro de 1989, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado.

Entre os trabalhos ofertados pelo município de Adustina, nas comunidades que estão sendo discutidas pela SEI, estão: Instituição Escolar, transporte escolar, associações comunitárias, recuperação de estradas, beneficiários do programa Bolsa Família, Seguro Safra, Bolsa Estiagem, acompanhamento do agente comunitário de saúde e endemias, entre outros.

(Por: Blog Associação ADSA / Adustina.Net / SEI)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.